Translate this Page




ONLINE
3



Partilhe esta Página



Total de visitas: 44513
Os Especialistas e depois um pouco sobre Poesia
Os Especialistas e depois um pouco sobre Poesia

OS ESPECIALISTAS... E DEPOIS UM POUCO SOBRE POESIA

 

Lendo alguns artigos de antigos jornalistas ou seria de jornalistas antigos? Será que os veteranos jornalistas têm razão ao afirmar que a internet está criando especialistas, da noite para o dia ou instantaneamente (seria a palavra correta para combinar com a globalização e a era digital).

 

Bom, de qualquer forma, tenho certeza, que a internet está criando falsas notícias, falsos perfis, o que tem de celebridade batendo papo com qualquer um, não é brincadeira. Explicando, que estou me referindo a desconhecidos quando falo qualquer um, não estou ofendendo ninguém, ok?
Povo doido, melhor ir logo avisando.

 

Voltando aos especialistas. Alguns espertalhões que querem se dar bem. Há alguns dias, fui levada pelo tal especialista em loja na internet. Fui conferir a palestra porque estávamos recém abrindo a Leia Livros. Perdi meu tempo, o "especialista" só quer vender os livros dele. Ele realmente se especializou em vender livros, os dele!

 

O povo que estava assistindo (acho que era tudo falso, pelo menos a maioria que estava comprando tudo), foram logo comprando e como não sou maluca nem nada, saí de fininho.
Recebi um e-mail onde o "especialista" sabia que eu havia escapulido da tal palestra e disponibilizava a preço baixo o seu manual, por quase R$ 500. Respondi o e-mail, dizendo o que achava da "palestra" e tal, não adiantou, pois era daqueles com resposta eletrônica e até me agradeceu. Fiquei esfomeada para xingar e ao seu cursinho fajuto.

 

Nunca mais entro em nada disso, tudo picaretagem, cursinho de vendas, cursinho de marketing, cursinho para aprender poesia, a escrever, a viver, a fugir de malandros, de fakes, do Facebook, gente que mostra o que come e quando come e porquê come.
Gente que diz não gostar disso e daquilo e logo está fazendo igual.

 

Na verdade, eu acho que só se aprende no dia a dia, somando as experiências de cada dia, de cada situação. Assim, como o que vale a pena é a vida simples, recheada de sentimentos rústicos e verdadeiros. Vamos somando, cada dia um pouquinho e, um belo dia você se dá conta, que pode mudar, fazer diferente, ajudar pessoas e ser ajudado por elas.
É muito bom trocar experiências, aprender e ensinar.

 

Não acredito em aprender a escrever poesia, a sentir poesia. A teoria, aquela que está nos livros, o que é poesia, não faz a menor diferença e jamais fará de alguém um poeta. A poesia vem da alma, do íntimo, da maneira de ver as coisas, através dos olhos do âmago, de sentir o que estamos vendo com toda a nossa essência.
Palavras bonitas, está cheio delas lá no dicionário, e daí, vão me dizer que o dicionário é poesia?

 

Há dois dias eu escrevi uma mensagem no Facebook, estava divagando sobre a emoção de viver, de fazer de cada instante um momento único e, quando entrei na comunidade do Google+, um poeta jovem, talvez um jovem poeta de alma antiga, estava discorrendo sobre o mesmo assunto.

 

Comentei sobre o meu post e ele disse que estávamos conectados pela poesia... Isso não se ensina e nem se aprende em cursinho, é a pura emoção de viver e, não existe dinheiro algum que compre tanta felicidade, de viver com flores nos olhos e o cheiro do mar nas narinas, a quilômetros de suas areias brancas.

 

Nell Morato — 04/02/2017