ATRAÇÃO PERIGOSA
Concursos, Antologias e Coletâneas. Publicações coletivas de poesias e contos que atraem os escritores, principalmente os mais jovens, desejosos em publicar seu trabalho e ter seu nome escrito em um livro, mesmo que seja em uma lista com tantos outros nomes.
É preciso ficar atento e analisar minuciosamente o anúncio e/ou convite para participar. Antes de continuar, quero esclarecer que estou escrevendo para escritores e todos que desejam entrar nesse universo e ser reconhecidos como tal. Voltando ao assunto, informo que os vários anúncios e/ou convites que circulam na internet, não são “todos” confiáveis.
A maioria das editoras para coletâneas e antologias, cobra uma taxa de adesão. E estipula no edital que o escritor, caso selecionado deverá adquirir um número x de exemplares. O escritor paga a editora para organizar a coletânea (taxa de adesão), quase todos que se inscrevem são selecionados. A editora edita a tal coletânea e com venda certa, porque o escritor selecionado assumiu mediante contrato, o compromisso de adquirir um número x de exemplares. Toda a receita da venda pertence à editora. O escritor não recebe um centavo de direito autoral (vai receber alguma coisa, vendendo os exemplares, que foi forçado a adquirir).
Sem escritor, sem poesia ou conto, não tem coletânea ou antologia, e alguns ainda dizem que vale a pena. Como, quando, por quê? Vai aparecer num livro? Vou rolar de rir com a afirmação de aparecer num livro. Quem vai ler? Seus amigos, que decidiram comprar o livro para prestigiar você? Seus familiares, ou outras pessoas do mercado editorial? E o pior, você pagou por isso. Para que a editora tivesse trabalho, e se manter no mercado, talvez. Promover escritores é que não.
Se divulgar na internet, no Facebook, criar uma Fan Page, publicar nos inúmeros grupos existentes, terá um resultado muito melhor. Será lido e comentado. Tem também o G+ e as comunidades espalhadas pelo mundo, onde funcionam muito bem. E o melhor... “É de graça!” Você não gasta um centavo e não colabora para a editora faturar em cima de seu talento.
Mas, mesmo cobrando taxa de adesão, precisando adquirir um número x de exemplares, temos editoras sérias e confiáveis, tudo é registrado em contrato, não é bom para o escritor, mas a opção será dele, participar ou não.
Temos também as editoras que nada cobram para participar de concursos ou coletâneas. Em algumas, você precisa adquirir apenas um exemplar, o seu. Nesse caso, poderá haver uma parceria em divulgação, dependendo do seu prestígio junto aos amigos na internet, é bom para a editora, será muito bem divulgada.
O escritor precisa participar ativamente. Divulgando na internet, junto aos amigos e o meio onde vive, estuda ou trabalha. Da mesma forma, se for uma publicação individual, a parceria editora/escritor é fator determinante para boas vendas.
Mas, temos o outro lado... Volto ao assunto!
Escrito em 2014 por Nell Morato