SEM AÇÚCAR, POR FAVOR!
Deixar a sobremesa ou o “docinho da tarde” de lado: quem nunca tentou e acabou sucumbindo miseravelmente? Tudo começa com um docinho depois do almoço, outro no meio da tarde, entre as refeições e, quando se percebe, o hábito tornou-se um vício. O impacto do açúcar no sistema nervoso central ajuda a explicar por que ele se compara a uma espécie de droga no organismo, podendo inclusive causar dependência. A instituição Vigilantes do Peso, voltada ao emagrecimento, selecionou 10 dicas para quem quer diminuir esse hábito, trocando o docinho por algo mais saudável. Não é impossível, mas requer paciência e força de vontade.
— Reduza as porções progressivamente. Não adianta parar de comer doce de um dia para o outro porque, eventualmente, a vontade voltará com tudo.
— Diminua o número de colheres de açúcar que você coloca no café, no café com leite ou no chá. E substitua gradualmente as colheradas do achocolatado por cacau em pó.
— O “docinho da tarde” ou a sobremesa podem ser trocados por uma fruta ou uma salada de frutas.
— Chocolate branco ou chocolate ao leite podem ser trocados pelo chocolate amargo 70% cacau.
— Evite deixar guloseimas em casa ou na gaveta do trabalho. Se não for possível, tire-as de vista: guarde em armários fechados ou no fundo da geladeira.
— Compartilhe com os amigos! Quando comprar algum doce, divida em porções pequenas, para se limitar a comer apenas uma porção quando houver necessidade, e divida com os amigos.
— Não pule as refeições. A dica é recorrente, mas tem sentido: ficar muito tempo em jejum faz com que o corpo busque opções rápidas de energia, o que aumenta a vontade de comer doces.
— Em dias quentes, prefira salada de frutas da estação, picolé de frutas caseiro ou frutas congeladas no palito – leve ao freezer porções com o mix de umas roxas e verdes ou morangos em um palito de madeira daqueles para churrasco.
— Nos dias frios, grelhe no forno ou aqueça no micro-ondas porções de maçã, banana ou abacaxi: o calor concentra o sabor doce da própria fruta. Salpique canela em pó sobre as frutas.
— Às vezes, a vontade de comer doce pode ser apenas sede. Para não se confundir, sempre que sentir vontade de comer doce, beba um copo de água gelada e espere 10 minutos.
Fonte: Revista Donna ZH de 11/10/2015.