Translate this Page




ONLINE
1



Partilhe esta Página



Total de visitas: 106928
Mortes por Câncer de Mama Diminuem em 2024
Mortes por Câncer de Mama Diminuem em 2024

 

MORTES POR CÂNCER DE MAMA DIMINUEM EM 2024, MAS RS É O TERCEIRO EM NÚMERO DE CASOS NO PAÍS

Dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde. Vista Alegre do Prata, São Domingos do Sul e Chapada possuem as maiores taxa de mortalidade

 

O número de mortes por câncer de mama diminuiu no Rio Grande do Sul em 2024, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (17) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). No entanto, o Estado aparece em terceiro lugar na quantidade de casos em todo o país. 

 

No ano passado foram registradas 1.399 mortes pela doença. Na comparação com 2023, quando foram 1.536 óbitos, a redução é de 8,9%. Os municípios de Vista Alegre do Prata, São Domingos do Sul e Chapada possuem as maiores taxa de mortalidade. 

 

O levantamento aponta que mulheres entre 70 e 79 anos foram as principais vítimas da doença. A taxa de mortalidade por câncer de mama é maior em mulheres brancas, o que corresponde a 79%. 

 

Em relação ao número de casos confirmados, foram 1.842 em todo o ano passado. O Rio Grande do Sul aparece atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. 

 

Conforme o levantamento, Porto Alegre foi a cidade com mais notificações, foram 608 casos. A maior incidência foi registrada em Guabiju, na Serra. 

 

A Secretaria Estadual da Saúde relaciona o aumento com o impacto da enchente de 2024. Segundo a pasta, a situação causou danos e destruição de serviços de atenção primária à saúde, responsável pela solicitação dos exames de rastreamento. 

 

Ainda segundo a SES, ações de prevenção, rastreamento, diagnóstico precoce e início do tratamento em tempo oportuno contribuem para o aumento da taxa de sobrevivência. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apenas 26% das mulheres fizeram mamografia para rastreamento da doença. O índice fica abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

 

Fonte: Zero Hora/Lisielle Zanchettin em 17/10/2025