Translate this Page




ONLINE
2



Partilhe esta Página



Total de visitas: 142038
O que é NOLT? (sob um ponto de vista)
O que é NOLT? (sob um ponto de vista)

Afinal, o que é NOLT?

Vamos falar a verdade… brasileiro adora usar termos em inglês, e a mais nova “moda” é usar a palavra NOLT para a geração 60+.

A expressão em inglês – New Older Living Trend – em tradução literal quer dizer, Nova Tendência de Vida para Idosos.

 

Estamos vivendo a fase em que a geração nascida nos anos sessenta e nos anos anteriores, antigamente denominada como Melhor Idade, quando atingiam os sessenta anos, passou a ser chamada de 60+, e é a prova viva da transformação dos índices de expectativa de vida, mostrando, portanto, para o mundo que os fatores da longevidade vêm passando por grandes transformações.

 

Muito tem que se agradecer à ciência, mas também tem se agradecer a uma geração que transformou o mundo. Se retrocedermos dez ou vinte anos – que não é tanto tempo assim – iríamos encontrar “idosos” de 60 anos, pensando em desfrutar sua aposentadoria deitado em um sofá vendo TV ou pescando na barranca de um rio. As mulheres já se cercavam dos netos, dedicavam parte de seu tempo entre cozinha e agulhas de tricô e crochê, pensando ainda como ajudar os filhos com seu provento indo do INSS.

 

Em poucos anos, a velhice mudou. Os então jovens trintões e quarentões daquela época, chegaram aos dias de hoje, depois de passarem muitas madrugadas nas discotecas, várias tardes pegando onda, descobrindo o turismo de aventura e apaixonados por esportes. Os velhos de hoje, pintaram o rosto de verde e amarelo e foram para a rua brigar pelas “Diretas Já”. Aprenderam o valor da arte e acompanharam todos os passos do avanço da tecnologia – desde a TV preto e branco saltar para as TVs atuais – a ida do homem a lua pela primeira vez, e viu o “pager” ser substituído pelo celular, além de ter conhecido a internet discada.

 

Os 60+ de hoje podem ser chamados de “raçudos”, tiveram uma infância onde ainda se podia brincar nas ruas e na adolescência tinham turmas, que viajam de mochila ganhando o mundo. É essa a “galera” que traz a mudança da visão que se tem em relação aos “idosos” de hoje.

 

Eles ainda trazem dentro de si a vontade de viver, o amor pelos esportes e natureza, assim como o respeito pela família e amigos. Eles estão cheios de vida e já começam a dominar as novas tecnologias. Esses são os NOLTs, que tem mudado a história, criando um imenso conteúdo para a antropologia.

 

Em resumo, os NOLTs são os jovens dos anos 60 – século passado. Eles seguem vivendo com propósito, curiosidade e vontade de evoluir. Acima de tudo, amando viver, com fome e sede conhecimentos.

 

Revista Marco Zero/Patricia De Campos em 20/01/2026